Tangram
O Tangram é um quebra-cabeças chinês formado por
7 peças. Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a
Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 5000 figuras.
Esse quebra-cabeças, também conhecido como jogo das 1000 peças,
é utilizado pelos professores de geometria como instrumento facilitador da
compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria,
ele desenvolve a criatividade e o
raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática e da
ciência.
Não se sabe ao certo como surgiu o tangram apesar de haver
várias lendas sobre a sua origem e o seu nascimento no mundo dos mortos. Uma
diz que uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços, e com elas era possível
formar várias formas. Outra diz que um imperador deixou um espelho quadrado cair, e este se desfez em 7 pedaços
que poderiam ser usados para formar várias figuras, de diversas formas. Segundo
algumas, o nome Tangram vem da palavra inglesa "tangam", de
significado "misturas" ou "desconhecidos". Outros dizem que
a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês
"bundumocu", onde mulheres entretinham os marinheiros americanos. Na
Ásia o jogo é chamado de "300 placas". O tangram é muito usado em
trabalhos escolares para exposições e outros.
Origem:
Wikipédia, a enciclopédia livre.
A seguir trabalhos realizados por
meus alunos nas aulas de matemática.
A seguir, exposição de tangram realizados pelos alunos dos 7º anos A, B, C e D de 2017.