Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Abayomi



 As Abayomi são bonecas de pano, criação original de Lena Martins, artista e artesã natural de São Luís do Maranhão. A boneca foi criada na década de 1980, em oficinas que Lena fazia então com comunidades do Rio de Janeiro.

Lena Martins era educadora popular e militante do Movimento de Mulheres Negras, que procurava na arte popular um instrumento de conscientização e sociabilização. Assim, foi Lena Martins a artista quem criou a boneca sem costura e sem cola, que mais tarde recebeu o nome de Abayomi - dado pela própria Lena por ocasião do nascimento do filho de uma amiga sua - que, se fosse menina, se chamaria Abayomi - Lena, achou o nome lindo e não quis desperdiçá-lo - dando-o à boneca de sua criação. Logo, outras mulheres, e várias gerações, vindas de vários movimentos sociais e culturais, aprenderam com ela, juntaram-se e fundaram no Rio de Janeiro a Cooperativa Abayomi, em dezembro de 1988, dando continuidade ao trabalho desde então.



Lenda

Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.

                                                                                              Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

Lembrando que esta lenda não é a única, ao passar dos tempos foi se construindo várias versões sobre a construção da Abayomi... Então cabe a cada um buscar encontrar o melhor dessa cultura que nos encanta com sua beleza e arte...









Uma parceria com a professora Viviane, fizemos uma oficina na construção da boneca Abayomi com os alunos da escola estadual Anis Fadul. No dia 20 de Novembro de 2021. "Consciência Negra"



Nenhum comentário: